02_

Tudo o que você precisa saber sobre pilhas

Com certeza você já se deparou com algum tipo de dúvida na hora de comprar pilhas. O fato de saber apenas diferenciar se é AA ou AAA, muitas vezes, não é o suficiente. Existem diversos modelos de pilhas ideais para o funcionamento correto dos mais variados aparelhos eletrônicos que a gente precisa saber nessa época de férias e que usamos lanternas, câmeras digitais, rádios portáteis e ferramentas portáteis. Vamos descobrir quais são?

A pilha nada mais é do que um dispositivo eletroquímico compacto que tem a capacidade de armazenar energia e liberá-la conforme a necessidade do aparelho e seu uso.

Podemos dividir as pilhas em três grupos: as pilhas comuns, as alcalinas e as recarregáveis.

As pilhas comuns são compostas de zinco e carbono e costumam durar menos tempo. Já as alcalinas são mais duráveis e eficientes, graças a sua composição feita de hidróxido de potássio, que facilita o contato entre os polos. A versão recarregável é basicamente uma fonte de energia renovável, podendo receber mais carga à medida que a mesma se esgota.

 

Além disso, existem ainda diferenciações quanto aos tipos. São eles:

– Pilha de lítio: peça leve e pequena, cuja tensão é de 3V. O produto é bastante utilizado em calculadoras e controle remoto de portão automático.

– Pilha seca: o modelo produz pequenas correntes e é utilizado em aparelhos como lanternas, alarmes e rádios portáteis. Essa pilha possui ótima relação custo x benefício e funciona com tensão de 1,5V.

– Pilha alcalina: provavelmente a mais conhecida de todas, a pilha alcalina possui tensão de 1,5V e tem capacidade de concentração de uma quantidade alta de energia. Por isso, é utilizada em equipamentos que necessitam de descarga de energia forte e com velocidade, como aparelhos de som, jogos e câmeras fotográficas.

– Acumulador NiCad: a níquel-cádmio é conhecida como a primeira pilha recarregável da história, possui uma tensão de 1,2V e é utilizada em aparelhos que exigem maior potência, como ferramentas elétricas, por exemplo.

– Acumulador NiMH: também com tensão de 1,2V, a pilha recarregável de níquel-metal-hidreto utiliza hidrogênio em sua composição, por isso apresenta densidade maior de energia em comparação ao modelo NiCad. Seu uso é indicado em computadores portáteis e telefones sem fio.

 

Durabilidade

É muito difícil determinar com exatidão quanto tempo uma pilha dura, pois tudo dependerá do consumo de energia de cada aparelho eletrônico e sua frequência de uso. As pilhas alcalinas duram cerca de cinco vezes mais do que as comuns. Já a carga dos modelos recarregáveis duram cerca de duas a quatro vezes mais do que as versões alcalinas, e podem ser recarregadas, em média, até 1.000 vezes.

 

Descarte

O descarte de pilhas usadas em lixo comum não é indicado, pois o lançamento desse lixo na natureza ocasionará uma possível contaminação do solo e lençóis d’água. O ideal é devolver o produto, ao final do seu uso, ao fabricante responsável ou realizar o descarte em postos de recolhimento apropriado em estabelecimentos de sua cidade.

 

*Fontes: Brasil Escola e Consumidor Cidadão

Leroy Merlin‎

Nas 39 lojas da Leroy Merlin espalhadas pelo Brasil você encontra tudo o que precisa para a sua casa, da construção à decoração! São mais de 65 mil itens divididos em 14 setores: Materiais Básicos, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração e Iluminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>