imagem destacada 270117

Tipos de móveis para a lavanderia

Geralmente a lavanderia é um dos ambientes mais esquecidos da casa, porém, não deveria ser assim.

A área de serviço pode e deve sim ser bem estruturada. Em geral, o espaço para esse cômodo é reduzido, porém, mesmo quem tem uma lavanderia grande, se tudo não estiver bem organizado, acaba tendo um ambiente sempre com aspecto de bagunçado. Portanto, o planejamento com armários é fundamental!

Partindo do princípio de que temos o básico nesse ambiente de lavanderia, uma máquina de lavar roupas e um tanque, por exemplo, a tábua de passar ficará na dependência de disponibilidade de espaço para o uso, assim como a máquina de secar roupas.

Alguns itens como baldes, panos de chão, aspirador, vassouras, rodo, pá de lixo, escadinha, produtos de limpeza e, muitas vezes, algumas ferramentas básicas, certamente fazem parte deste ambiente e também precisam ser organizados.

É necessário um local especifico com uma boa altura vertical para acomodar os itens como vassouras, rodo, escadinha e tábua de passar roupas. Temos duas opções neste caso: um armário fechado com porta ou um nicho ou mesmo ganchos fixados na parede.

Baldes e aspirador podem também ser colocados em armários com portas ou nichos, mas a altura recomendada é a parte inferior a altura do tanque, pois são utensílios e eletrodomésticos que se usa com muita frequência e devem ter fácil

acesso, sem falar do peso do aspirador que faz com que o melhor seja que o aparelho não esteja no alto.

Os produtos de limpeza podem ser organizados em duas etapas: os que estão abertos e em uso e os que estão de reserva. Os que estão em uso com certeza precisam estar em fácil acesso, ou seja, a uma altura acessível e de preferência bem perto do tanque e da máquina de lavar roupas. Podemos utilizar aqui, além de armários e nichos, algumas prateleiras, simples e práticas.

Um local para organizar e separar as roupas sujas e as limpas que aguardam para serem passadas também é muito importante. Para este fim podemos usar apenas cestos, armários com cestos basculantes ou até mesmo carrinhos com rodízios e gavetões.

Se houver espaço para uma prateleira com cabideiros, excelente! Eles são muito práticos para estruturar as roupas que, após serem passadas, precisam ser penduradas.

 

Storeroom at the luxury home

 

Outro detalhe interessante é que o tanque básico de louça que tem a base de coluna também de louça, pode ser substituído por um tanque embutido na pia de granito, liberando a parte inferior para poder incluir um gabinete inferior, por exemplo, otimizando o espaço o máximo possível. Esse espaço liberado é muito útil se quiser armazenar, por exemplo, alguns produtos em uso, baldes e até mesmo alguns panos de chão.

Enfim, igual a todo planejamento de qualquer outro ambiente, o ideal é que se liste, primeiramente, todas as necessidades. Dessa forma, ficará bem mais fácil estruturar, da melhor forma possível, móveis, objetos que precisa armazenar e o espaço disponível para tal.

 

Basket with towels and clothespins in the bag in laundry room

 

*A dica de hoje é da arquiteta Renata Tolentino, que você pode acompanhar pelo Facebook.

Renata Tolentino

Renata Tolentino, arquiteta com a expertise adquirida ao longo de seus 20 anos de profissão, seus projetos são sinônimo de qualidade e atendimento exclusivo. Sempre em busca da satisfação do cliente, procurando atingir suas expectativas para realizar seus sonhos. Cada conceito é cuidadosamente estudado, alinhando a estética, conforto e funcionalidade. Sempre atenta às tendências da moda e decoração, Renata faz com que seus projetos destaquem seu estilo sofisticado e contemporâneo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>