imagem-destacada-110117

Como organizar a casa para o novo ano

Ano novo, vida nova, casa nova! Para muitos, janeiro é um mês de planejamento, de traçar metas e firmar objetivos em todos os aspectos da vida. E que tal então começar com algumas mudanças dentro do nosso lar? Aquela velha história de que “primeiro é preciso arrumar a casa” pode, sim, dar muito certo e dar mais ânimo para os próximos meses que estão por vir.

 

Organização é tudo e dentro de casa não poderia ser diferente. Vamos começar então pela papelada que acumulamos durante todo o ano. Documentos, anotações, rascunhos, provas escolares… são tantas coisas que vamos juntando sem perceber e, muitas vezes, não sabemos nem por onde começar na hora de organizar, não é mesmo? Comece avaliando o que realmente é necessário guardar e aquilo que pode ser descartado. Separe por assuntos ou datas, o que achar que funciona melhor para você na hora em que precisar procurar algo, e conte com a ajuda de caixas organizadoras e pastas para armazenar tudo, cada coisinha em seu devido lugar. Você verá que, além de dar uma otimizada no espaço, também descomplicará sua vida, pois papéis e documentos jogados pela casa dão a sensação de pendências a serem resolvidas. E, claro, não se esqueça de colocar os papéis que serão jogados fora no lixo reciclável! 😉

 

caixa-organizadora

 

Virada de ano é uma ótima desculpa para fazer, de uma vez por todas, aquela “limpeza geral” que vamos protelando ao longo do ano por conta da correria do dia a dia. Limpar a despensa, armários e produtos de limpeza é muito importante, pois muitas coisas que ficam “escondidas” acabam perdendo a validade e acabam perdendo o uso também.

 

Tire tudo dos armários, limpe-os, separe o que precisa ser descartado e o que ainda pode ser consumido ou utilizado, olhe a validade de cada produto e vá arrumando o armário conforme essa verificação, deixando sempre para trás produtos com validade maior e produtos a vencer na parte da frente. Avalie também a necessidade de comprar potes organizadores de mantimentos. Cestas organizadoras para enlatados, produtos para o café da manhã e temperos podem ser uma mão na roda também na hora da organização!

 

despensa

 

Não existe época do ano certa para dar uma geral no armário de roupas e fazer algumas doações. Porém, é bom começar o ano dando aquela enxugada nas roupas e criando espaço para novas peças, não é mesmo? Tire tudo do armário, experimente as peças, separe o que pode ser doado, armazene casacos pesados em um maleiro ou até mesmo uma mala de viagem e abra espaço para as roupas de verão! Avalie também seus sapatos, veja se existem pares que precisam de algum conserto, avalie se algo não te agrada mais e se também pode ir para doação. E, para otimizar ainda mais espaço, conte com sapateiras ou organizadores de sapato de TNT.

 

sapateira

 

No quesito decoração, para quem quer dar uma mudada na casa sem gastar muito, pode apostar em capas de almofadas, mantas, cortinas, persianas, quadros, nichos e acessórios decorativos. E, claro, vasinhos de flores espalhados pelos cômodos da casa sempre são muito bem-vindos e trazem alegria, vida e cor aos ambientes!

 

Dica: cactos são super fáceis de cuidar e são lindinhos! ♥

 

cactos

 

Para finalizar, que tal colocar em prática os princípios da ideologia milenar chinesa do Feng Shui dentro de casa? Pode ser uma boa alternativa para recuperar o equilíbrio das tarefas domésticas e o bem-estar do lar. Algumas dicas simples que você pode colocar em prática já:

 

– Tudo aquilo que for realizar dentro de casa, faça com amor, pois isso resultará em boas energias para o lar;

 

– Se você não tem tempo de fazer faxina em casa com frequência, realize pequenas manutenções diárias em cada cômodo, por exemplo. Organizar o ambiente ao seu redor torna mais fácil a organização de ideias e sentimentos;

 

– Dê voz a sua intuição. Tudo aquilo que, aos seus olhos, passa sensação de conforto e bem-estar merece estar em destaque na decoração do seu lar. Escolha cores, modelos e objetos que você acredita que cativem os moradores e visitantes da casa. A mesma regra vale para a disposição dos móveis: se estiver ao agrado dos seus olhos e de uma maneira que também harmonize com a circulação do ambiente, serve para sua casa, sua família e para você!

 

sala-organizada

 

 

Bora colocar tudo isso em prática? Até a próxima dica! 😉

 

 

*Fontes: Casa GNT e Vida de Casada

 

**Imagens: Pinterest

 

Leroy Merlin‎

Nas 39 lojas da Leroy Merlin espalhadas pelo Brasil você encontra tudo o que precisa para a sua casa, da construção à decoração! São mais de 65 mil itens divididos em 14 setores: Materiais Básicos, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração e Iluminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>