8

Como limpar pisos cerâmicos

Os pisos cerâmicos são os revestimentos mais comuns nos lares brasileiros. Além da fácil manutenção no dia a dia, o mercado oferece modelos para todos os gostos, cômodos e decorações. Assim fica fácil optar por eles, não é mesmo?

 

A cerâmica é produzida há mais de 10 mil anos a partir de argila umedecida, seca e submetida a altas temperaturas. É justamente por conta desse processo de fabricação que a cerâmica possui diferentes níveis de dureza e resistência o que resulta em pisos com diferentes classificações de acordo com a absorção de água, resistência à ruptura, expansão por umidade e resistência do esmalte de cada produto.

 

Os pisos cerâmicos também podem ser classificados segundo um índice de limpabilidade que de acordo com normas técnicas:

 

– 5: máxima facilidade de remoção de mancha;

 

– 4: mancha removível com produto de limpeza fraco;

 

– 3: mancha removível com produto de limpeza forte;

 

– 2: mancha removível com ácido clorídrico/acetona;

 

– 1: impossível de remoção da mancha.

 

Cuidados especiais

 

Os pisos cerâmicos podem riscar quando os móveis sobre eles são arrastados. Por isso, o indicado é colocar proteção, como feltro, nos pés da mobília.

 

O esmalte que torna a cerâmica lisa é muito parecido com vidro. Por isso que as peças podem lascar ou trincar quando atingidos por objetos pontiagudos ou quando os móveis são movidos sem cuidado.

 

7

 

Limpeza diária

 

Comece varrendo ou passando o aspirador de pó para retirar a sujeira superficial e migalhas. Uma vassoura em ângulo, com cerdas sintéticas, alcança todos os cantinhos e pega as partículas pequenas.

 

Os pisos cerâmicos são os revestimentos mais fáceis de serem limpos. Na maior parte dos casos um pano úmido com água e detergente é o suficiente para remover a sujeira. O detergente desengordura o piso, não deixa resíduos, não deixa o chão pegajoso e mantém o brilho.

 

Se quiser você também pode adicionar álcool a mistura. O mais importante é optar por um detergente incolor e nunca o jogar diretamente no piso. Sempre o dilua em água.

 

Não utilize sabão em pó para limpar o seu piso cerâmico. Esse produto forma uma película que pode deixar o seu piso embasado. Também nunca utilize ácidos ou produtos que contenham esse componente. Palhas de aço também não devem ser utilizadas. Também nunca use produtos abrasivos, sodas, ácidos e/ou produtos à base de cloro já que estes corroem o esmalte deixando a argila exposta.

 

Na hora de esfregar o chão, faça movimentos circulares e comece do fundo do ambiente em direção a porta, assim você facilita o trabalho e evita pisar no chão molhado.

 

Depois de limpo, o melhor a fazer é secar o chão com um pano. Escolha um de microfibra que seca bem e não deixa pelinhos. Se não tiver ou não quiser comprar, você também pode usar uma toalha velha ou qualquer pano 100% algodão.

 

Agora se você optar por deixar o ambiente secar naturalmente abra janelas e portas para agilizar o processo.

 

 

Como tirar manchas

 

Restos de rejunte podem ser tirados esfregando com uma esponja dura e saponáceo diluído em água. Em seguida, aplique vinagre branco diluído em água e deixe agir por alguns instantes antes de esfregar novamente.

 

Já manchas de sucos, chás e/ou café podem ser limpas com detergente e água quente, seguidos de água oxigenada que também retira as manchas de sangue.

 

O ideal é limpar qualquer líquido derramado imediatamente para não manchar o piso, sem contar que a limpeza ser bem mais fácil.

 

As manchas de gordura, tão comuns na cozinha, podem ser retiradas com bicarbonato de sódio diluído em água.

 

9

 

Rejunte

 

O rejunte é poroso e dessa forma é inevitavelmente que a sujeira se acumula e o deixe com a aparência de encardido.

 

O melhor a fazer é não deixar o rejunte encardir esfregando-o toda semana. Mas se o seu já estiver encardido jogue vinagre de álcool claro diretamente nos rejuntes, esfregue com uma escovinha e deixe agir por 20 minutos. Depois lave o piso com saponáceo cremoso ou detergente. Se não puder lavar, passe panos molhados até remover todo o vinagre.

 

 

Observação: os pisos cerâmicos e porcelanatos são diferentes. O porcelanato é um tipo de cerâmica, mas devido sua fabricação diferenciada precisa de cuidados especiais na limpeza.

 

 

*Fontes: Lucy Mizael e BBEL

Leroy Merlin‎

Nas 39 lojas da Leroy Merlin espalhadas pelo Brasil você encontra tudo o que precisa para a sua casa, da construção à decoração! São mais de 65 mil itens divididos em 14 setores: Materiais Básicos, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração e Iluminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>