bricolagem_041016

Como fazer vasos de plantas com panelas de ferro

Olá, pessoal! Meu marido e eu trouxemos de Curitiba (PR) uns tachos/panelas de ferro. Não podem mais ser usados para cozinhar, mas como floreira podem!

Primeiro demos um tratamento nas panelas para tirar a ferrugem e separamos o maiorzinho para minha floreira de hoje.

 

p1010257a

 

Hora de botar a mão na massa. Vamos lá? Escolhi três mudas de suculentas de tipos variados (não sei os nominhos dessas aí, entretanto a moda fez com que ficassem disponíveis muitas variedades – escolha a que estiver ao seu alcance), pedrinhas pequeninas (dolomitas), substrato, argila expandida, manta de drenagem, musgo natural, removedor de ferrugem e objetos decorativos.

 

p1010260

 

p1010261

 

p1010262

 

Forrei a panela com pedrinhas de argila expandida e, sobre elas, a manta de drenagem (para a terra não misturar com as pedras). Em cima da manta, coloquei uma camada dessas pedrinhas que você vê atrás desse vasinho da foto acima (esqueci de fotografar) – brita rosa. E, sobre a brita, um pouco de substrato.

 

p1010257

 

p1010259

 

Alojei as mudinhas no tacho/panela e completei com o substrato. Para dar acabamento, usei a dolomita e musgo natural.

 

p1010264

 

p1010265

 

p1010268

 

p1010272

 

E um passarinho lindo, que habita nossa cozinha, gostou tanto que pousou ali. 😀

 

p1010274

 

p1010275

 

Um caramujinho fofo achou o musgo um bom lugar pra morar.

 

p1010285

 

E os gauchinhos curtiram o espaço novo tomando um chimarrão!

 

p1010287

 

Estou pensando em fazer um banquinho de madeira (com palito de picolé) e mais alguns objetos para criar o cenário de um jardim em miniatura. Acho que vai ficar bem fofo, né?

E como já estava nessa de trabalhar com plantinhas, aproveitei e providenciei uma nova muda de alecrim. Meu pé de alecrim foi contaminado por um fungo no inverno, por conta do excesso de umidade. Então, comprei uma mudinha nova, removi o pé antigo e a terra do vaso, usei um substrato novo e plantei a mudinha. Vamos torcer pra ela crescer sadia. Alecrim gosta de pouca água e de muito calor. Nada de solo encharcado.

 

p1010254

 

p1010256

 

E você? Já está cuidando do seu jardim? Reaproveite peças, crie vasos, pequenos jardins e receba a estação mais perfumada do ano em sua casa! Até a próxima! J

 

 

* Para conferir mais projetos da Luiza Mallmann visite o blog dela, Decorar Sustentável.

*Imagens: Decorar Sustentável

Luiza Mallmann

Apaixonada por decoração e reciclagem, Luiza Mallmann resolveu montar um blog que tratasse desses temas. Nele (decoracaosustentavel.blogspot.com.br) mostra criações suas, a reforma da sua casa e outras ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>