bricolagem-201216-destacar-ferramenta-e-flores

Como fazer a poda de limpeza?

Quem tem plantinhas em casa sabe que elas precisam de alguns cuidados especiais para crescerem fortes e saudáveis e continuarem embelezando a nossa casa.

 

A poda é uma dessas cautelas, mas a remoção de partes de uma planta só deve ser feita com o objetivo de dar saúde e vigor à sua espécie.

 

Existem diversos tipos de poda, mas aqui vamos falar da poda de limpeza. Para esse tipo de poda você só deve retirar os galhos secos, doentes e malformados que acabam prejudicando a saúde e/ou o equilíbrio do formato original da planta.

 

A hora da poda exige máxima atenção já que cada corte desnecessário faz a planta sofrer estresse, acreditam alguns especialistas.

 

A poda antes do inverno não é recomendada. Isso porque com o corte da ponta dos ramos a planta é estimulada ao desenvolvimento e o frio pode acabar matando a planta nesse momento mais exposto.

 

Entretanto, cada espécie tem particularidades que refletem na melhor época para a poda, como os arbustos de flores que só devem ser podados depois da floração. Já os arbustos usados como cercas-vivas precisam de uma manutenção mensal, tomando cuidado para não desbastar demais as folhas.

 

Close up of hands of a gardener pruning little tree against green sunny nature

 

Veja mais algumas dicas para realizar as suas podas:

 

Utilize sempre instrumentos de corte limpos e afiados. Lâminas sujas ou enferrujadas podem contaminar sua planta. É importante também que as tesouras de poda estejam bem afiadas, pois lâminas cegas maceram os tecidos da planta, o que dificulta a cicatrização;

 

– Suas ferramentas de jardim depois de usadas sempre devem ser desinfetadas com álcool antes de serem novamente utilizadas ou utilizadas em outras plantas. Isso evita a contaminação de uma planta para a outra;

 

– Nunca use ferramentas de lâmina serrilhada, como facas ou serras, a não ser se você for podar uma árvore. Evite arrancar os ramos com as mãos, pois isso cria zonas de avaria em uma região muito maior do caule em comparação à área cortada com uma ferramenta apropriada. Quanto mais tecidos internos ficarem expostos maior será a chance de contaminação da planta por pragas;

 

– Faça cortes em ângulos de 45º, assim evita-se que excesso de umidade fique acumulado no corte, o que pode favorecer o surgimento de pragas;

 

– Remova todas as folhas mortas ou moribundas. À medida que a planta cresce, as folhas dos ramos mais altos começam a sombrear as folhas baixas que, por não receberem luz suficiente, acabam amarelando e morrendo. Para a planta, cortar essas folhas tem o mesmo efeito que cortar nossas unhas. Mas deixe as folhas superiores em paz, elas irão se beneficiar da eliminação das folhas velhas e baixas e crescerão com mais vigor.

 

*Fontes: Grenn Power e Faz Fácil

Leroy Merlin‎

Nas 39 lojas da Leroy Merlin espalhadas pelo Brasil você encontra tudo o que precisa para a sua casa, da construção à decoração! São mais de 65 mil itens divididos em 14 setores: Materiais Básicos, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração e Iluminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>