05

Como fazer a limpeza do seu ar condicionado

Todos os tipos de ar condicionado possuem filtros que devem ser limpos periodicamente. Esse processo é importante, tanto para a durabilidade do aparelho quando no quesito saúde, pois sua limpeza ajuda a melhorar a qualidade do ar que se respira, evitando possíveis doenças.

Na hora da limpeza, não é necessário tirar o plugue da tomada, basta desligar corretamente o aparelho.

O primeiro passo é retirar o painel frontal do ar condicionado e limpá-lo com um pano seco. Se você notar que está muito sujo, limpe-o com um pano e um pouco de água morna, abaixo dos 48ºc.

A seguir, retire o filtro da máquina e também limpe-o com água morna. Dica: jogue a água sempre no sentido contrário. Se o ar entra de cima para baixo, passe a água no outro sentido para tirar a sujeira. Não utilize aspirador de pó, produtos químicos ou ferramentas para escovar o filtro, isso pode danificar seu aparelho permanentemente.

Feito isso, deixe o filtro secar naturalmente. Para finalizar, recoloque o filtro no ar condicionado e feche com o painel.

Se no ambiente tiver muito pó, faça a higienização uma vez por semana. Caso contrário, uma vez por mês será o suficiente. Alguns aparelhos possuem a função auto clean, facilitando a limpeza. Se possível, uma vez ao ano, chame um profissional para dar uma verificada na parte interna.

Por fim, lembre-se de que cada ar condicionado que você pretende instalar deve possui um disjuntor específico com fiação exclusiva para ele. Fazendo isso, você evita sobrecarga na rede elétrica e problemas no equipamento.

 

*Fonte: Blog Komeco

Leroy Merlin‎

Nas 39 lojas da Leroy Merlin espalhadas pelo Brasil você encontra tudo o que precisa para a sua casa, da construção à decoração! São mais de 65 mil itens divididos em 14 setores: Materiais Básicos, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração e Iluminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>