01_

Como escolher a sua fechadura

Pare para pensar: qual é o primeiro item que você usa para entrar ou sair de sua casa? Utilizadas diariamente, as fechaduras não recebem muitas vezes a atenção necessária. Elas são, em conjunto com os trincos, itens que garantem a segurança da família. Mesmo sendo produtos que têm a finalidade de preservar seu bem-estar, não deixe de pensar em sua estética. Atualmente, existem inúmeras opções que variam desde os mais tradicionais aos designs mais arrojados.

 

Optar pelo melhor modelo para cada tipo de porta ajuda a aumentar a segurança do seu lar. Vamos conhecê-los?

 

Fechaduras eletrônicas

 

Esse modelo apresenta material resistente às mudanças climáticas e é reconhecidamente mais seguro porque funciona por meio de cartão magnético, senha ou chip que dificultam a abertura da porta. Se optar pela fechadura eletrônica com senha, você precisará fazer uma combinação secreta para que a porta seja aberta. Outra opção bastante usada é a fechadura digital, sistema que faz com que a porta seja aberta somente após a leitura biométrica. Ambos os modelos são indicados para a entrada principal da casa.

 

fechadura digital

 

Fechaduras elétricas

 

Responsáveis pelo manuseio mais seguro dos portões externos, as fechaduras elétricas apresentam ótima resistência, além de serem práticas. Para destravá-las com mais segurança, recomenda-se o uso de um vídeo porteiro, com o qual você verifica quem está do lado de fora e aciona um mecanismo do vídeo porteiro para abrir a fechadura elétrica remotamente. Contudo, ela também pode ser aberta manualmente com uma chave. Essa fechadura está disponível em formato de sobrepor, indicada para porta de metal e de madeira, e também em modelo específico para portões de vidro, que segue um padrão diferente de furos.

 

fechadura eletrica

 

Fechaduras tradicionais para porta de entrada

 

Responsável por garantir segurança a sua casa, a fechadura de porta exige muito cuidado no momento da escolha. O primeiro passo é saber o local em que ela será instalada. A fechadura de entrada, também conhecida como fechadura externa, merece atenção extra por ficar mais exposta. Nesse caso, o modelo que oferece mais segurança é composto por cilindro, cujo mecanismo abre e fecha a porta somente com o uso de chaves. Esses modelos são conhecidos como fechadura de embutir. Existem várias opções com vários acabamentos, entre eles cromado, polido, acetinado, entre outros.

 

fechadura de entrada

 

Fechaduras internas

 

As fechaduras internas não precisam, necessariamente, ter a função de segurança tão forte quanto a de uma fechadura externa. Escolha o modelo que mais combina com seu espaço e já que o quesito principal aqui não é a segurança, aproveite para escolher um modelo bem bonito e arrojado que dará um toque decorativo ao ambiente.

 

fechadura interna

 

Fechaduras de Banheiro

 

Como a fechadura para porta do banheiro é interna e não precisa ter como principal característica a segurança, um modelo bastante indicado é aquele cuja chave é fixa. A opção também é bastante prática, já que não é necessário colocar a chave no cilindro todas as vezes que a porta for trancada. Se quiser caprichar ainda mais na decoração, aposte em maçanetas com designs modernos.

 

fechadura banheiro

 

Fechaduras para portas pivotantes

 

Como esse modelo de porta é bastante específico, que abre quando gira em torno de um mesmo eixo, existe um modelo de fechadura ideal, que é composta por um trinco rolete, garantindo assim o elo entre o batente e a porta.

 

fechadura pivotante

 

Fechaduras para portas de correr

 

Esse modelo de fechadura tem um gancho que é responsável pelo fechamento da porta, conhecido como trinco de bico de papagaio. Existem várias versões com diferentes tipos de chaves, como as chaves simples, as tetras e multipontos, a mais segura entre as três.

 

fechadura correr

 

 

*A dica desta semana é do arquiteto Carlos Nogueira, consultor técnico da Leroy Merlin Jaguaré (SP).

 

Leroy Merlin‎

Nas 39 lojas da Leroy Merlin espalhadas pelo Brasil você encontra tudo o que precisa para a sua casa, da construção à decoração! São mais de 65 mil itens divididos em 14 setores: Materiais Básicos, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração e Iluminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>