02

Cabos flexíveis

Podemos até não reparar muito, mas nosso lar está repleto de fios e cabos interligados à eletricidade. Os fios sólidos e os cabos flexíveis têm praticamente a mesma função, que é a transmissão de energia elétrica do gerador até a tomada dos cômodos da casa. Porém, eles se diferenciam em alguns aspectos, por isso é preciso bastante atenção na hora de comprá-los. Há diversas opções disponíveis no mercado e é muito importante escolher as que correspondem melhor às suas necessidades.

Os cabos flexíveis são compostos por fios de cobre bem finos, com encordoamento classe 5, por esse motivo eles são extra flexíveis. Fora isso, também possuem uma camada isolante de composto termoplástico.

Podem ser aplicados em equipamentos elétricos em geral (como luz e força), ferramentas elétricas, eletrodomésticos, equipamentos de informática, equipamentos médico-hospitalares, entre outros usos.

 

Devido à sua excelente flexibilidade, esses tipos de cabos são super maleáveis, proporcionando vantagens em seu manuseio. É mais fácil passar o cabo flexível por trechos de eletrodutos, por exemplo, pois eles deslizam e fazem curvas com maior facilidade, tornando mais rápida a instalação e manutenção. Outra vantagem está no corte do condutor, pois não exige uma ferramenta mais robusta.

 

Os cabos flexíveis ainda apresentam outro benefício: a facilidade de emendar suas pontas. Porém, é necessário ou a realização da solda no topo da emenda ou o uso de um conector prensa-cabo. Não é indicado apenas o uso de fita isolante neste caso.

 

Para ajudar a diferenciar as aplicações, os cabos flexíveis podem ser encontrados nas cores amarela, azul, branco, cinza, preto, verde, vermelho e verde-amarelo. Sendo azul para condutor neutro, verde ou verde-amarelo para proteção (condutor terra) e demais cores para condutor de fase ou retorno.

 

Importante: mexer com eletricidade sempre requer cuidado e atenção. A sugestão é que você contrate um profissional que entenda das informações técnicas dos produtos e dos diferentes tipos de fiação disponíveis e necessárias em cada lugar. Lembre-se também que é imprescindível o uso de equipamentos de segurança quando o assunto é cabos e eletricidade. Todo o cuidado é pouco!

Leroy Merlin‎

Nas 39 lojas da Leroy Merlin espalhadas pelo Brasil você encontra tudo o que precisa para a sua casa, da construção à decoração! São mais de 65 mil itens divididos em 14 setores: Materiais Básicos, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração e Iluminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>