destaque----

Dicas para escolher suas cortinas

As cortinas têm como objetivo, além de embelezar; proteger a sua casa de olhares que não sejam bem vindos; os seus móveis, piso e paredes do sol direto (que pode manchar ou marcar) e sua família do excesso de calor.

Para que atenda bem todas estas metas é importante saber escolher a cortina certa para cada caso.

Atrás de um sofá ou outro móvel, prefira cortinas curtas. Mas, caso opte por cortinas compridas, escolha modelos com tecidos leves, que ocupem com folga o espaço existente, facilitando a manutenção e limpeza.

 

Evite cortinas compridas como estas da foto acima. Elas podem ficar até bonitas, mas acumulam poeira.

Para controlar bem a quantidade de luminosidade externa que deseja em um ambiente, esta é uma boa ideia: um varão duplo, com uma cortina em tecido translúcido, como o voal, e outra com um tecido mais encorpado. Repare no bom comprimento das cortinas: praticamente tocando o piso.

Se você deseja colocar cortinas em uma porta que abre para dentro, é este o jeito: a cortina deve ser mais larga que a porta, de forma que você possa puxá-la totalmente para os lados e abrir a porta sem problemas.

Atualmente esta forma de instalação é muito usada: observe que o rebaixamento do teto deixa espaço para colocar o trilho da cortina preso ao teto original. Assim, ele não aparece. Este espaço também deve permitir que a cortina seja movimentada.

Já em ambientes onde bate muito sol, por muitas horas no dia, é preciso se atentar e evitar as cortinas translúcidas que podem não proporcionar a proteção necessária para seus móveis, paredes e pisos.

Para escolher a cortina correta para cada ambiente assista ao vídeo sobre como escolher cortinas e varões.

*Outras dicas da blogueira Rosana Silva você confere no blog Simples Decoração.

Rosana Silva

Rosana Silva foi técnica em eletrônica, programadora, analista de sistemas, professora de informática e gerente de projetos em informática. É pintora, administradora de sistemas e Pós-graduada em design de interiores pela PUC-RJ. Sua atividade principal hoje é pesquisar, estudar e aprender sobre Design de Interiores para manter um conteúdo de alta qualidade para seus leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>